Qui, 20 de julho de 2017, 11:20

WORKSHOP SOBRE PRÁTICAS INTEGRATIVAS, COMPLEMENTARES E POPULARES DE SAÚDE E SUA INTERFACE SOM A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
WORKSHOP SOBRE PRÁTICAS INTEGRATIVAS
Workshop
Workshop

As Práticas Integrativas, Complementares e Populares de Saúde constituem um conjunto de recursos destinados à formação de uma visão ampliada do processo saúde-doença, que têm o objetivo de promover assistência humanizada, abrangente e participativa.

Um outro eixo que será enfatizado como interface no evento é orientar a implementação da Política de Educação Popular em Saúde no SUS, seu plano operativo está estruturado em quatro eixos: Participação, Controle Social e Gestão Participativa; Formação, Comunicação e Produção de Conhecimento; Cuidado em Saúde e Intersetorialidade e Diálogos Multiculturais.

Oficializadas pelo Ministério da Saúde, as referidas práticas oferecem recursos holísticos, ecológicos, energéticos e vibracionais por meio da Fitoterapia e Plantas Medicinais, Meditação, Reiki, Auriculoterapia, Dança Circular, Yoga, Reflexologia, Acupuntura, Homeopatia, Medicina Antroposófica, Shiatsu, Aromaterapia, Terapia Naturopática, entre outros recursos. Dentre as práticas discriminadas acima, fazem parte do Workshop Práticas Integrativas, Complementares e Populares de Saúde Massagem, Naturologia, Reiki, Fitoterapia, Homeopatia, Florais de Bach, Yoga, Ventosa, Cone Chinês, Meditação, Alimentação Saudável.

As práticas descritas acima serão apresentadas separadamente, contando com a presença de profissionais da área que realizarão demonstrações de algumas delas.

O workshop visa promover um evento dinâmico e interativo apresentado através de oficinas, Rodas de conversas, painéis explicativos e vivências práticas relativas ao Programa Nacional de Práticas Integrativas e Complementares que completou 10 anos recentemente.

Construído no espírito da integração complementar com o Movimento Popular e da Saúde - MOPS, a ANEPS e a UFS, dar-se-á início às atividades no dia 21 de julho de 2017, sexta-feira, 8 horas às 17 horas, com início no Auditório da Reitoria.

PROGRAMAÇÃO:

  • 8:00 – Credenciamento
  • 8:30- Acolhimento
  • 9:00- Abertura do Workshop
  • 9:30 – Roda de Conversa: AS PRÁTICAS INTEGRATICAS, COMPLEMENTARES e POPULARES DE SAÚDE NO SUS E SUA INTERFACE COM A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE. Facilitadores: Rosiane Dantas – Professora UFS e Aneps Sergipe; Edney Vander Pacheco de Vasconcelos- Projeto Rodas da Vida da ANEPS, Caio Fábio Schlechta Portella –Coordenador do Curso de Naturologia da Anhembi – Morumbi e diretor de Tecnologia da Informação da Sociedade Brasileira de Naturologia, Representante do Ministério da Saúde - Esdras Daniel dos Santos Pereira da Diretor da DAGEP, Representante do Conselho Nacional de Saúde. Coordenador da Roda: Renê de Sousa Moura – Mops e Aneps Sergipe
  • 11:00 – Debate
  • 12:00 – Intervalo para Almoço
  • 13:30 h – Oficinas, rodas de conversas, exposições.
  • 15:00 – Plenária com participantes, relato das rodas e oficinas, encaminhamentos - Entrega de certificados dos Cursos de extensão sobre Massagens, Acupuntura auricular e Fitoterapia.
  • 17:00 - Encerramento

IMPORTANTE: Os interessados deverão confirmar os locais das práticas, que ocorrerão no turno da tarde, no ato do credenciamento.

Maiores informações:

- Mônica Isabel Dielle Viana – Coord. pelo Workshop Contato: (79) 3194-6487

- André Luiz – Pró-Reitoria de Extensão Contato: (79) 3194 - 6582/7595


Atualizado em: Qui, 20 de julho de 2017, 11:36
Notícias UFS
Avaliação
UFS é destaque no Enade 2016
Enfermagem e Nutrição (ambos de Lagarto) e Fisioterapia (Aracaju) obtiveram nota máxima; veja nota de outros cursos