Qui, 20 de fevereiro de 2020, 11:38

PROMOÇÃO À SAÚDE ANIMAL ATRAVÉS DA ACUPUNTURA E TÉCNICAS DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
Conheça os projetos de extensão da Universidade Federal de Sergipe fora dos muros

Projeto coordenado por Jamile Prado dos Santos. O serviço de acupuntura veterinária complementa e coincide com a proposta pedagógica do curso de Medicina Veterinária da UFS, ao apresentar uma opção técnica terapêutica clínica complementar à formação dos estudantes participantes do projeto, além de proporcionar eficiência no tratamento de animais domésticos, os quais foram atendidos durante a rotina do HVU/UFS. Assim, concluímos o presente projeto apresentou alinhamento filosófico e pedagógico com as demandadas do curso de Medicina Veterinária da UFS e os objetivos do HVU/UFS.

Fora realizados atendimentos clínicos e consultas; sessões de acupuntura veterinária; aulas teóricas sobre medicina veterinária tradicional chinesa/acupuntura; história da acupuntura; filosofia tradicional chinesa - lei dos cinco elementos/movimentos; filosofia e mecanismos de ação da acupuntura; o estudo da acupuntura: ponto e canais em animais; técnicas e métodos para o estudo da acupuntura; técnicas de estimulação dos pontos de acupuntura; acupuntura utilizados para diagnóstico e tratamento; eletrocupuntura analgésica; pesquisas experimentais aplicadas a prática clínica; mecanismos fisiológicos envolvidos com a acupuntura; o estudo da acupuntura: ponto e canais/meridianos em animais; técnicas e métodos para o estudo da acupuntura; seminários – temas: Acupuntura e a leishmaniose, Acupuntura nas Neoplasias, Acupuntura em Animais Silvestres.

Houve melhoria clínica de 88,9% dos pacientes; aquisição de conhecimentos básicos e introdutórios de medicina veterinária tradicional chinesa e acupuntura, assim como suas técnicas associadas – laserterapia, moxabustão, haihua e auriculoterapia. Foram realizados 38 atendimentos clínicos em acupuntura veterinária 12 aulas teóricas/práticas – introdução à acupuntura veterinária e três seminários.


Atualizado em: Qui, 20 de fevereiro de 2020, 11:38
Notícias UFS