Qui, 20 de fevereiro de 2020, 11:39

UFS ENTRA EM CLIMA DE CARNAVAL
PROEX realiza evento carnavalesco para toda a comunidade universitária
Evento reúne os foliões da Universidade no Resun (Foto: Adilson Cruz/ Ascom-UFS)

O bloco de carnaval CarnaUFS conta com alegria, risadas e muita música! A comunidade acadêmica se reúne para celebrar a festa no Restaurante Universitário desde o início da noite de terça-feira, 19, até a quinta-feira, 20. Uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão junto com projeto Nosso Som, o evento conta com a presença da banda Rural do Forró e da Orquestra de Frevo Chama Que Eu Vou.

A participação dos alunos para ajudar na realização da festa expressa a ideia de que a graduação perpassa a sala de aula e atinge toda a sociedade. Além de gerar entretenimento para a universidade, o projeto também promove eventos fora dela. “O projeto traz alunos de todos os cursos, como Jornalismo, Veterinária, Música... e juntos nós fazemos essa festa não só aqui na Universidade, mas também para toda a sociedade”, conta Sullyvan Pirajaí, integrante do projeto.

Grupo musical do projeto de extensão Nosso Som (Foto: Adilson Cruz/ Ascom-UFS)

Um carnaval diferente

Durante o CarnaUFS, estudantes universitários que estão participando do “Can you make it?” – uma competição mundial que acontece de dois em dois anos e é realizada por uma marca famosa de energético – estavam fazendo campanha para arrecadação de votos.

A competição funciona da seguinte maneira: avisos são lançados aos poucos, incluindo o pedido de formar uma equipe com três componentes universitários com espírito aventureiro, criatividade e inovação. São escolhidos no máximo dois times de cada país e os mais votados irão passar sete dias na Europa, saindo de Madrid até Berlim, usando apenas latas de energético como moeda.

Duas equipes estão representando a Universidade Federal de Sergipe: Team Fulô, representado pela aluna Tayná Teles do curso de Filosofia e as outras integrantes Flora Katyane e Gabrielle Rodrigues; e o Team B3at, representado pelos alunos Luan Ivo Silva, Esther Sofhia Alencar e Ketelly Dias, todos do curso de Publicidade e Propaganda.

Luan Ivo Silva e Esther Sofhia Alencar, alunos participantes da competição “Can you make it?” (Foto: Adilson Cruz/ Ascom-UFS)

A imersão de estudantes em competições mundiais de cunho universitário garante uma vivência de aprendizado e interesse pelo conhecimento. “Isso favorece que as pessoas queiram se aproximar da universidade, saibam que aqui a gente também tem outros tipos de atividades extracurriculares, que são importantes para a formação da gente enquanto estudante”, declara Luan Ivo, integrante do Team B3at.

Além de agregar conhecimento para a graduação, a integrante do Team Fulô, Tayná Teles conta que leverá a experiência que está sendo adquirida na competição para a vivência profissional “O fato de ser uma atividade em grupo faz com que a gente precise criar estratégias e tudo isso ajuda na convivência social, sobreviver ao mercado de trabalho, saber lidar com a concorrência e com a ideia de outras pessoas, tudo isso é um exercício de dialética”.

A campanha de votação também está circulando nas redes sociais, mas para votar é necessário entrar no site oficial da competição até a segunda-feira, dia 24.

Link para votação: https://canyoumakeit.redbull.com/pt-br

Isabella VIeira, bolsista Proex