Qui, 20 de fevereiro de 2020, 16:29

Delib lança livro sobre iniciação à docência e residência pedagógica
Material traz relatos e experiências dos envolvidos nos programas Pibid e RP
Publicação é fruto do Pibid e do Residência Pedagógica da UFS

Como fruto dos produtos finais de duas ações ligadas à formação docente, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) lançou um livro sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa de Residência Pedagógica (RP). Os programas são concebidos e financiados pela Capes e, na universidade, coordenados pela equipe do Departamento de Licenciatura e Bacharelado da Pró-Reitoria de Graduação (Delib/Prograd).

“Vários professores da UFS, preceptores e supervisores da educação básica e alunos da UFS e da rede pública, se encontraram nesse processo de produção de conhecimento com o objetivo de discutir a formação docente”, afirma uma das idealizadoras do projeto, a professora Patrícia Rosalba, do Delib.

Professora Patrícia Rosalba e pró-reitor Dilton Maynard são os organizadores do livro. (fotos: Adilson Andrade/ Ascom UFS)

A ideia do material é compartilhar diversos artigos e relatos de experiência com a educação básica e a formação docente. “A publicação desse livro chama atenção para os programas envolvidos e para a importância das licenciaturas na universidade”, completa Patrícia.

Para o pró-reitor de Graduação, Dilton Maynard, o surgimento do livro deu-se através da necessidade de produzir um material que, de alguma maneira, deixasse registrado as experiências realizadas por meio dos dois programas envolvidos. “O livro funciona como uma espécie de memória do que está sendo produzido em sala de aula”.

Myllena Santos é uma das autoras dos relatos

“Esse livro tem grande importância porque a gente pôde avaliar todos os projetos que realizamos durante o Pibid e mostrar para as pessoas quais foram as contribuições dadas pelo projeto para a nossa formação como alunos e também futuros professores”, diz Myllena Santos, aluna do curso de Química (Licenciatura) e também uma das autoras dos relatos do livro.

Atualizado em: Qui, 20 de fevereiro de 2020, 16:44