CONHEÇA MAIS SOBRE OS TEMAS DE EXTENSÃO

A universidade oferece todo um conjunto de temas para abranger toda  a comunidade acadêmica, desde docentes até discentes. E não é diferente nas práticas extensionistas. As atividades de extensão fazem parte da matriz curricular dos estudantes da universidade. Muitos discentes não sabem, porém, essa prática vai muito além de leituras e pesquisas. Existem requisitos a serem seguidos para uma prática se tornar uma extensão, ter uma ligação direta com a comunidade local é um dos principais fatores para se denominar uma prática extensionista.

Os temas são criados para gerar uma organização e suprir a necessidade da sociedade. E são alguns temas:

Comunicação: onde se trabalha com mídia comunitária, comunicação escrita ou aletrônica, rádio e televisão comunitária etc;

Cultura: memória e patrimônio, memória social, sociedade, folclore, artesanato e tradições, produção teatral etc;

Direitos Humanos e Justiça: trabalha-se com capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas e de direitos humanos, direitos de grupos sociais etc;

Educação: é abordado educação e cidadania, educação a distância, educação continuada, educação de jovens e adultos, incentivo à leitura etc;

Meio Ambiente: preservação e sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, desenvolvimento rural e urbano etc;

Saúde: atenção a grupos de pessoas com necessidades especiais, atenção integral à mulher e à criança, saúde dos adultos, saúde na terceira idade etc;

Tecnologia: empreendedorismo, empresas juniores, inovação tecnológica, polos tecnológicos etc;

Trabalho: trabalho rural, inclusão social, educação profissional, cooperativas populares etc.

Todos esses temas possuem uma vastidão de projetos prontos para serem realizados, vale ressaltar a importância de se haver práticas de extensão de todos os temas para dar respostas às necessidades da sociedade. Para promover o fortalecimento da extensão universitária deve-se um conjunto de fatores como por exemplo: a ciência, a arte e a tecnologia como prioridades do local; ser sensível aos problemas e apelos da sociedade e participar dos movimentos sociais, visando a superação da desigualdade e da exclusão social no Brasil. O caminho para a sustentabilidade das ações extensionistas universitárias necessita sempre de articulação com as políticas públicas.

VEJA MAIS SOBRE NO ANEXO I :

Edital n°23/2018