Cursos de extensão

Cursos de extensão são todas as atividades de ensino acadêmico, técnico, cultural e artístico, não incorporadas no âmbito regulamentado do ensino fundamental e médio, de graduação e de pós-graduação strictoelato sensuda UFS e podem ser ofertados nas modalidades de cursos de divulgação, de atualização, de capacitação e de aperfeiçoamento.

Dessa forma, entende-se que curso de extensão é como um conjunto articulado de ações pedagógicas de caráter teórico e/ou prático, que extrapolem as cargas horárias curriculares e que se proponham a socializar os conhecimentos produzidos na Universidade, ou fora dela, de forma presencial ou à distância, vindo a contribuir para uma melhor articulação entre o saber acadêmico e as práticas sociais. Os mesmos deverão ter carga horária definida e avaliação de resultados.

Conforme a Resolução 116/2006 - Conep, os cursos de extensão são classificados como:

Curso de Divulgação: tem por objetivo divulgar conhecimentos e informações técnicas, científicas, artísticas e culturais, ampliando o leque de opções de ensino nas diversas áreas de conhecimento.

São condições específicas para os Cursos de Divulgação:

  • Carga horária mínima: 15h/aula
  • Clientela: comunidade universitária e/ou extrauniversitária
  • Corpo docente: professores universitários, estudantes de pós-graduação da UFS, profissionais de comprovada experiência e alunos de graduação na condição de monitores, e,
  • Frequência regular requerida: igual ou superior a 75% da carga horária ministrada.

Curso de Atualização: tem como objetivo a transmissão/aquisição de novos conteúdos e/ou técnicas inovadoras relacionados com uma determinada área de conhecimento.

São condições especificas para os cursos de atualização:

  • Carga horária mínima: 30h/aula
  • Clientela: professores do Ensino Fundamental e Médio, técnicos e profissionais graduados na área do conhecimento do curso.
  • Corpo docente: professores universitários e/ou profissionais de comprovada experiência; e,
  • Frequência regular igual ou superior a 75% da carga horária ministrada.

Curso de Capacitação: tem como objetivo introduzir os alunos em áreas específicas de conhecimento com vistas ao aprimoramento do seu desempenho profissional ou um manejo mais adequado de procedimentos ou técnicas.

São condições específicas para os Cursos de Capacitação:

  • Carga horária mínima de 45h/aula
  • Clientela: profissionais da área de conhecimento do curso e estudantes universitários
  • Corpo docente: professores universitários e/ou profissionais de comprovada experiência
  • Frequência regular igual ou superior a 75% da carga horária ministrada.

Curso de Aperfeiçoamento: são todos os cursos que atenderem as exigências dos cursos de capacitação, porém com o projeto apresentando uma carga horária mínima de 180 (cento e oitenta) horas.

Aqueles que desejarem desenvolver um curso de extensão, tendo amplo reconhecimento da UFS, deverão ter em sua coordenação um professor da UFS e ser devidamente cadastrado, com registro aprovado, no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica - SIGAA, através do endereço http://www.sigaa.ufs.br.

Proex/UFS

Notícias