Cursos de extensão

 

Cursos de extensão são todas as atividades pedagógicas de ensino acadêmico, técnico, cultural e artístico, de caráter teórico e/ou prático, na modalidade presencial, semipresencial ou a distância, que tenha como público a comunidade interna e externa à universidade e que não se caracterize como cursos regulares do Ensino Fundamental e Médio, de graduação ou de pós-graduação stricto sensu e lato sensu da UFS. 

Dessa forma, entende-se que curso de extensão é como um conjunto articulado de ações pedagógicas de caráter teórico e/ou prático, que extrapolem as cargas horárias curriculares e que se proponham a socializar os conhecimentos produzidos na Universidade, ou fora dela, de forma presencial ou à distância, vindo a contribuir para uma melhor articulação entre o saber acadêmico e as práticas sociais.

Os mesmos deverão ter carga horária definida e avaliação de resultados.

Conforme o § 1º do Art. 6º da  53/2016/CONEPE, os cursos de extensão são classificados conforme transcrição abaixo:

§ 1º As modalidades de cursos enquadradas no caput deste artigo poderão ser classificadas como minicurso, curso de atualização e curso de aperfeiçoamento, conforme as seguintes definições:

I. Mini-curso: define-se como um curso de curta duração com carga horária de 04 a 08 horas, que visa oferecer noções introdutórias em determinada área do conhecimento;

II. Curso de atualização: define-se como um curso com carga horária superior a 08 horas até 180 horas e que tem como propósito desenvolver e ampliar os conhecimentos, habilidades ou técnicas em uma área de conhecimento, e,

III. Curso de aperfeiçoamento: constitui uma atividade voltada ao atendimento da demanda local, regional ou nacional para a formação continuada de graduados, calcada nas necessidades do mercado de trabalho, de formação de docentes e no atendimento de outras necessidades sociais, com carga horária superior a 180 horas e inferior a 360 horas

 

Aqueles que desejarem desenvolver cursos de extensão, com certificação e amplo reconhecimento da Universidade Federal de Sergipe, deverão ter como coordenador(a) docente ou servidor técnico de nível superior, ambos pertencentes ao quadro permanente dessa IFES, em pleno exercícios de seus cargos, e ter o curso devidamente cadastrado, com registro aprovado, no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica - SIGAA, através do endereço http://www.sigaa.ufs.br.

Para pesquisar os cursos de extensão que estão sendo desenvolvidos atualmente na UFS, bem como de anos anteriores, acesse a página do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da UFS - SIGAA/UFS.

Nessa página, os cursos poderão ser pesquisados por título, tipo de atividade (selecione curso), departamento promotor, docente envolvido ou ano de execução.

Caso tenha interesse em participar dos cursos de extensão da UFS, deve-se verificar quais os cursos que estão com inscrições abertas.

As inscrições deverão ser feitas diretamente no SIGAA. Os cursos de extensão da UFS são públicos e qualquer pessoa poderá participar, independente de ter vínculo com a UFS ou não.

PESQUISE: Para pesquisar os cursos de extensão da UFS clique aqui.

SE INSCREVA: Para se inscrever nos cursos de extensão que encontram-se com as inscrições abertas, clique aqui.

 

 

Proex/UFS

Notícias