Ter, 03 de agosto de 2021, 10:02

Protocolo de Biossegurança abrange medidas necessárias para retorno das atividades
Documento aborda atividades específicas, como ensino, pesquisa, extensão e alimentação

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) iniciou os procedimentos para retomada gradual das suas atividades presenciais. Para tanto, está levando em conta um plano de biossegurança institucional, que estabelece medidas e recomendações sobre a infraestrutura e suporte de biossegurança na universidade.

O documento visa à manutenção, após o período crítico de distanciamento social, dos serviços prestados, conciliando ações de prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão da covid-19.

De acordo com o presidente da Comissão de Biossegurança da UFS, Makson Oliveira, atual diretor geral do Campus Lagarto, inicialmente o Protocolo de Biossegurança estabeleceu os cuidados mínimos a serem adotados em todos os ambientes da UFS.

“O protocolo aborda atividades específicas, como ensino, pesquisa, extensão, alimentação, sistemas de bibliotecas e atividades relacionadas à prestação de serviço na área da saúde. Ele estabelece algumas situações relacionadas a itens como o acesso aos campi, como ocorrerão as atividades, os atendimentos presenciais, a circulação de pessoas, o uso de laboratórios, sempre norteando o comportamento que deve ser adotado para tentar mitigar o risco de transmissão da covid-19”, resume o presidente da comissão.

Makson Oliveira, presidente da Comissão de Biossegurança da UFS (Foto: Schirlene Reis)

Atualização

O protocolo foi criado ainda em 2020, mas passou por revisão em março de 2021. “Inicialmente a reitoria emitiu uma portaria estabelecendo o grupo de trabalho de biossegurança da UFS. No grupo tinha representantes de diferentes setores, de todos os campi e das pró-reitorias. Posteriormente, já com a comissão criada e norteada pelo protocolo de biossegurança, a UFS criou uma infraestrutura adequada para reduzir, controlar, prevenir a transmissão da covid-19. Foram adquiridos equipamentos de proteção, tapetes higienizantes, totens de álcool em gel, foram providenciados a higienização reforçada dos espaços físicos, o distanciamento social, a diminuição do quantitativo de pessoas por sala para atendimento presencial, testagens, tudo para tentar garantir a prevenção, o controle da doença”, detalha Makson.

Ele ressalta que, para garantir esse controle, a universidade precisa divulgar amplamente o protocolo. “A disseminação do protocolo é necessária, porque é um documento com várias orientações, muito bem escrito. É o cumprimento do mesmo que vai dar segurança para o retorno gradual das atividades presenciais na Universidade Federal de Sergipe”, destaca.

O retorno gradual e presencial está sendo planejado levando em conta também a aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19 nos profissionais da educação, tendo em vista o período mínimo de 28 dias para a imunização.

Abrangência

O protocolo aborda detalhadamente itens como o acesso aos campi e unidades descentralizadas da UFS e o desempenho das atividades na UFS, definindo, por exemplo, que a capacidade das salas de aulas, laboratórios, biblioteca, clínicas, recepções e consultórios deverá ser de 50%, considerando as etapas e ações de retomada das atividades presenciais.

Outro ponto importante é sobre os atendimentos presenciais à comunidade, que poderão inicialmente ocorrer via pré-agendamento por meio digital, telefone ou e-mail. Também devem ser promovidas ações para evitar o retrofluxo de pessoas, mantendo-se um deslocamento unidirecional ou, no máximo, lateral, com a sinalização de vias por marcas no chão, quando possível e distanciamento de 1,5 metro.

Outra providência é a higienização dos prédios, salas de aula e, particularmente, as superfícies que são tocadas por muitas pessoas antes do início das aulas, em cada turno e sempre que necessário.

Já nas atividades de pesquisa, devem ser adotados e utilizados por todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) ou outros equipamentos de proteção de acordo com os riscos, em conformidade com as orientações e regulamentações dos Ministérios da Saúde e da Educação.

O documento, bastante abrangente, contempla diversas medidas, porém, o presidente da Comissão de Biossegurança da UFS, Makson Oliveira, ressalta que ele deve ser atualizado sempre que necessário, mediante a aquisição de novos conhecimentos a respeito da covid-19 ou ainda diante de um novo cenário pandêmido que exija novos procedimentos no ambiente laboral.

Conheça o Protocolo de Biossegurança.

Ascom UFS

Atualizado em: Qua, 04 de agosto de 2021, 13:40