Sex, 05 de agosto de 2022, 14:43

Evento Agricultura Digital aproxima UFS e SergipeTec
A programação englobou palestras, divulgação de cursos e apresentação de edital

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) e o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) promoveram nesta sexta-feira, 5, o evento Agricultura Digital. A finalidade foi aprimorar os conhecimentos dos alunos do Centro de Ciências Agrárias Aplicadas (CCAA) e levantar temas atuais, como tecnologia, inovação no agronegócio e a criação de startups na área da agricultura.

Para o reitor da UFS, Valter Santana, o evento, além de aproximar as duas instituições, contribui com as ações de desenvolvimento do estado. “Estamos dando possibilidade para que os nossos alunos apliquem o seu conhecimento, aprendam e adquiram outras habilidades específicas da sua formação, o que será um diferencial quando formados. Então nós temos trabalhado muito e iremos trabalhar ainda mais, porque o mercado já reconhece a qualidade da Universidade Federal de Sergipe. O que é aprendido na universidade, na sala de aula, com o complemento das atividades extra-acadêmicas, tem apresentado um papel fundamental para ajudar também no desenvolvimento do estado”, declarou o reitor.

Parceria

Seguindo essa mesma linha, a diretora do CCAA, Carolina Nunes, ressaltou a relevância da parceria com o SergipeTec. “O Sergipe Parque Tecnológico traz a experiência do trabalho com tecnologia. Então o objetivo do Agicultura Digital é desenvolver projetos, lançar editais de interesse, aproximar, incluindo a graduação, a pós-graduação, todos os cursos, todas as áreas de atuação do Centro de Ciências Agrárias”, pontuou Carolina.

A programação do Agicultura Digital englobou palestras de professores e técnicos, divulgação dos cursos do Centro de Ciências Agrárias da universidade, apresentação do edital de agro do Parque Tecnológico e uma sessão de perguntas e respostas, sendo direcionado aos discentes de todos os campi da universidade.

1g6a2651

Inovação

Um dos temas em destaques foi Inovação no Agronegócio, conduzido pelo diretor-presidente do SergipeTec, Eduardo Prado. “Essa é uma parceria extremamente importante, porque um parque tecnológico como o SergipeTec tem a obrigação de desenvolver trabalhos e pesquisas, em um serviço muito próximo à academia. Nós temos na UFS uma receptividade muito grande na construção dessa parceria, por isso a gente está trazendo todo um componente tecnológico, de inovação, de empreendedorismo, para explorar e motivar a comunidade da UFS e os alunos a trabalharem conosco no desenvolvimento de pesquisas e também no empreendimento de novas startups de agricultura digital para o estado”, enfatizou Prado.

Já para falar sobre Agricultura Digital, foi convidado o consultor de agro do SergipeTec, Sérgio Dutra. “Tenho formação de doutor na área de agronomia, sou empresário e tenho um trabalho de consultoria muito forte, principalmente em agricultura digital e matéria orgânica do solo. O objetivo da palestra de hoje foi dar um panorama do cenário de digitalização da agricultura, uma conversa rápida com um público bem heterogêneo, mas com bastante transmissão de dados, informações e entusiasmo principalmente para os jovens. Essa aproximação é muito construtiva”, resumiu.

Edital

Também durante o evento, foi apresentado o Edital de Agro do SergipeTec, pelo gestor de inovação do parque tecnológico Thalles Carvalho. “O foco é no desenvolvimento de empresas e startups na área do agro e o fomento para essa nova geração desenvolver seus próprios negócios, com base no conhecimento que a academia já dispõe. Em termos de conhecimento, a gente traz o conhecimento teórico para ser levado para o mercado, gerando mais oportunidades, com recursos diretos e indiretos que serão investidos dentro do programa”, explicou.

“Teremos mentorias, acompanhamento, plano de ação, investimento direto, assessoria jurídica, contábil e fiscal. E a parte de gestão e inovação. A gente vai falar sobre metodologia e inovação aplicadas no agronegócio e na agricultura digital”, complementou Thalles.

1g6a2672

O evento foi viabilizado também pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFS, por meio do professor Lucindo Quintans. “O SergipeTec é o nosso parque tecnológico, é a estrutura mais importante do estado, que transita no desenvolvimento de produtos, na transferência desse produto, então é um parceiro de primeira linha da Universidade Federal de Sergipe e das outras instituições do estado que desenvolvem produtos, trazendo a discussão sobre inovações, sobre inteligência artificial e como isso vai impactar essas novas tecnologias no desenvolvimento do setor agro, na produção de alimentos, entre outras coisas”, detalhou Lucindo.

“Esse evento permite que a graduação, a pós-graduação, nossos professores interajam com pesquisadores e com empresários do mundo real, resultando em um diálogo mais franco também na formação do nosso próprio perfil do egresso, nosso aluno que vai estar aí no mercado”, ressaltou o pró-reitor.

Atualizado em: Sáb, 06 de agosto de 2022, 09:08