Ter, 09 de agosto de 2022, 08:57

Buena Onda, um programa da Rádio UFS que cresceu e virou livro
Iniciativa surgiu por meio de um sonho de duas alunas do curso de Espanhol

As professoras Raquel La Corte dos Santos e Célia Navarro Flores lançam na sexta-feira, 12, o livro “Buena Onda – Música e cultura nas ondas do rádio”. A obra é fruto do projeto e programa que as professoras do Departamento de Letras/Espanhol da Universidade Federal de Sergipe dirigem na Rádio UFS. O lançamento será no Anfiteatro do Colégio de Aplicação, às 17h. Também são autores os professores Antônio Carlos Silva Júnior, Doris Cristina Vicente da Silva Matos, Fabiano Carlos Zanin e Mélanie Létocart.

O programa de rádio foi sonhado por duas alunas do curso de Espanhol. O projeto Buena Onda foi apresentado à Rádio UFS em 2011, e nos primeiros anos foi veiculado em formato de quadros de poucos minutos. Em 2015, conquistou um espaço regular na programação da emissora, onde é exibido como programa fixo todos os domingos às 11h, com duração de uma hora. O livro “Buena Onda – Música e cultura nas ondas do rádio” é uma publicação da Pontes Editores, de Campinas, São Paulo.

“O objetivo do Buena Onda é fazer circular vozes do universo multicultural hispânico e brasileiro, oferecendo ao público ouvinte programas que divulgam expressões musicais, literárias, socioculturais e artísticas. Além de discorrer sobre artistas, ritmos e gêneros musicais, os programas abordam temáticas de relevância social como: direitos humanos, questões relacionadas às mulheres, a paz, migrações e fronteiras, meio ambiente, dentre outras, trabalhadas numa perspectiva intercultural, traçando diálogos entre produções do universo hispânico e brasileiro”, escreve a professora Raquel La Corte.

Foto: Schirlene Reis.

A professora Célia Navarro Flores destaca a importância da música como um forte elemento motivacional para o aprendizado de uma língua estrangeira, no caso o Espanhol. “Outro ponto que gostaria de destacar é a relevância da equipe executora do programa Buena Onda, vista como agentes intermediários da difusão da música, da literatura, da língua e da cultura hispânicas no Brasil”. Buena Onda também evoluiu para um Projeto de Extensão do Departamento de Letras Estrangeiras, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão (PIBIX) da UFS. Ao longo dos anos, envolveu diversos alunas e alunos bolsistas e voluntárias ou voluntários.

O prefácio é do professor Carlos Bonfim, da UFBA, que destaca o trabalho coletivo e o compromisso com a formação envolvidos no projeto. Segundo ele, os textos incluídos no livro sublinham esse vínculo estreito entre música, educação, cultura, informação e cidadania. “E se observarmos com atenção os temas abordados nos programas produzidos ao longo destes anos, fica evidente o compromisso assumido pela equipe: contribuir com a formação cultural e cidadã de estudantes (futurxs educadorxs, vale reiterar), mas também de toda a comunidade que acompanha a programação da Rádio UFS FM 92,1”.

A quarta capa do livro é assinada pelo jornalista Marcos Cardoso, diretor da Rádio UFS. “Buena Onda sintetiza os objetivos da Rádio UFS, que existe para divulgar as diversas manifestações da cultura, sem descuidar de produzir e veicular programas jornalísticos, educativos, de cunho científico e de promoção da cidadania. Trabalhando com sensibilidade e método a difusão da língua espanhola, o programa Buena Onda veicula informações culturais relevantes e que despertam o interesse pelo conhecimento, promove o processo de educar sendo multidisciplinar e dissemina princípios éticos universais”, afirma ele.

Rádio UFS

Atualizado em: Ter, 09 de agosto de 2022, 09:41