Sex, 27 de janeiro de 2023, 15:35

Rádio UFS FM vence Prêmio TJ-SE de Jornalismo em duas categorias
Cerimônia de premiação aconteceu no Palácio da Justiça nesta sexta-feira, 27
Presidente do TJ-SE, Edson Ulisses; Josafá Neto, jornalista da Rádio UFS; e Maíra Bittencourt, diretora de Comunicação da UFS. Fotos: Raphael Faria/TJ-SE

A Rádio UFS FM conquistou o Prêmio TJ-SE de Jornalismo 2022 nas categorias “Radiojornalismo” e “Acadêmico”. O anúncio dos vencedores do concurso do Tribunal de Justiça de Sergipe ocorreu na manhã desta sexta-feira, 27, no Palácio da Justiça Tobias Barreto de Menezes, em Aracaju.

Na categoria “Radiojornalismo”, a emissora universitária conquistou a terceira colocação com uma reportagem especial sobre os 90 anos do voto feminino no Brasil. A produção foi feita pelos jornalistas Josafá Neto e Abel Serafim, com edição de áudio de Clayton Cavalcante.

Com uma série de duas reportagens sobre os desafios do jornalismo profissional na era da desinformação, o estudante de Jornalismo e bolsista do Programa de Aprendizagem Profissional junto à Rádio UFS, Jhonny Oliveira, ficou com o primeiro lugar na categoria “Acadêmico.” A produção teve supervisão de Josafá Neto e edição de áudio de Clayton Cavalcante.

Jhonny Oliveira conquistou o primeiro lugar da premiação na categoria "Acadêmico"

Esta é a segunda vez que Rádio UFS FM conquista a premiação. Ano passado, a emissora universitária levou o terceiro lugar na categoria "Radiojornalismo", com a reportagem "Equidade de gênero e humanização: a luta das pessoas LGBTQIA+ no acesso à saúde e à justiça".

Trata-se do 23º prêmio de jornalismo e divulgação científica da Rádio UFS em 13 anos de existência. "Isso reforça o nosso compromisso com o jornalismo de qualidade voltado a discutir questões de interesse público, a exemplo de temas sobre liberdade de expressão", destacou Josafá Neto.

"Para a Universidade Federal de Sergipe, ser contemplada no prêmio, é um retorno da qualidade dos serviços prestados pela instituição, tanto no âmbito do ensino e formação de novos jornalistas quanto na produção técnica feita pelos profissionais que atuam em nossa Rádio," ressaltou a professora Maíra Bittencourt, diretora de Comunicação Institucional da UFS.

Cerimônia de premiação aconteceu no Palácio da Justiça Tobias Barreto de Menezes

O Prêmio

A segunda edição do Prêmio TJ-SE de Jornalismo teve como tema central "O Direito do Cidadão e a Democracia". Criado em 2021, o concurso abrange seis categorias: radiojornalismo, fotojornalismo, impresso, telejornalismo, webjornalismo e acadêmico. No total, este ano foram concedidos R$ 51 mil em prêmios aos vencedores.

O presidente do TJ-SE, desembargador Edson Ulisses de Melo, ressaltou que o prêmio permite a interlocução do Tribunal com a sociedade através da mídia. “O caminho é esse porque a sociedade precisa da imprensa para estar bem informada. O Poder Judiciário tem consciência da importância da mídia nesse relacionamento, nessa prestação de contas para a população”, salientou o presidente.

Rádio UFS

comunica@academico.ufs.br