Qui, 23 de março de 2023, 15:35

Festival Esportivo movimentará os campi da UFS
Inscrições ocorrerão através dos Centros Acadêmicos
Artboard 2

Uma programação esportiva movimentará a Universidade Federal de Sergipe (UFS) a partir de maio deste ano. A primeira edição do Festival Esportivo Intercampi será realizada em comemoração aos 55 anos da UFS, com programação até dezembro.

A prévia do edital do Festival foi apresentada na tarde desta quinta-feira, 23, aos centros acadêmicos da universidade, pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proest). São as instâncias de representação estudantil que receberão as inscrições dos discentes.

Marcelo Mendes, pró-reitor de Assuntos Estudantis. (Fotos: Adilson Andrade / Ascom UFS)

As modalidades esportivas serão distribuídas nas diversas etapas que ocorrerão durante o ano. A princípio, serão contemplados: Futsal, Voleibol, X1, Parabadminton e Bocha Mista. O projeto é organizado pela Proest, através da Coordenação de Promoções Culturais e Esportivas (Copre).

“O Festival Esportivo Intercampi tem o propósito, para além de estimular a atividade esportiva, promover a integração, a socialização entre os alunos dos diversos cursos, dos diversos campi”, diz Marcelo Mendes, pró-reitor da Proest. “Portanto é uma oportunidade de confraternizar, aproveitando inclusive o contexto do aniversário dos 55 anos da universidade”, complementa.

Gisele Mendes e Valéria Nunes são discentes de Direito e Serviço Social, respectivamente.

Integração e incentivo

As amigas Valéria Nunes e Gisele Mendes, discentes de Serviço Social e Direito, respectivamente, e integrantes dos centros acadêmicos de seus cursos, elogiam a iniciativa.

“É uma oportunidade de integrar com os outros cursos, outros campi, de realmente participar da universidade”, afirma Gisele. “Afinal, a universidade tem três pilares – ensino, pesquisa e extensão –, e o Festival é um momento interessante para promover essa integração”, assinala.

“No Serviço Social, pensamos o esporte como um meio de socialização, de inclusão, pois ele pode transformar vidas”, observa Valéria. “Na nossa área, promovemos projetos voltados para o esporte, pensando também na saúde mental”, analisa ainda a discente.

1g6a8978 1500 1000

O olhar de Valéria para o Festival condiz com a proposta do evento. O pró-reitor Marcelo Mendes ressalta que a confraternização por meio do esporte pode ser um importante aliado inclusive para o bem-estar mental neste período pós-pandemia.

“Nós vivemos um momento hoje, que eu diria pós-pandêmico. Essa é a oportunidade de, através do esporte, poder promover ações de integração a partir do esporte, assim como posteriormente vamos realizar também alguns editais voltados para atividades culturais”, pontua.

Ryan Ribeiro, estudante e dirigente do Centro Acadêmico de Engenharia Agronômica.

Ryan Ribeiro, estudante e dirigente do Centro Acadêmico de Engenharia Agronômica, vê o Festival também como um incentivo para que mais alunos da UFS se interessem na prática regular de esportes, inclusive para fortalecer as equipes da instituição nos jogos universitários.

“O Festival é muito interessante porque o esporte é uma base importante, que contribui muito para o desenvolvimento acadêmico”, diz o estudante. “O Festival vai servir também como um ‘esquenta’ para os JUBs [Jogos Universitários Brasileiros), espero que os estudantes estejam empenhados para que a gente possa evoluir”, projeta.

“A UFS é uma referência esportiva no Brasil, competindo com universidades particulares e públicas, e estamos entre as 20 primeiras do Brasil”, analisa Ryan, que já disputou provas de atletismo nos jogos, nas modalidades de três mil metros com obstáculos e de 800 metros livres, alcançando nesta o segundo melhor tempo do país na edição passada.

Randeantony Nascimento, coordenador de Promoções culturais e esportivas.

O coordenador de Promoções culturais e esportivas, Randeantony Nascimento, comemora o projeto, sobretudo com o envolvimento dos discentes por meio das entidades estudantis.

“Eu fui aluno da UFS e participei também do centro acadêmico, do DCE, da Executiva Nacional dos Estudantes de Educação Física, que era um entidade junto à UNE”, lembra o docente. “Então é uma satisfação muito grande estar, muitos anos depois, enquanto professor, estabelecendo essa relação com os centros acadêmicos. Isso é respeito, acreditar que essa possibilidade de convergir, de diálogo, de compartilhar, isso é importante também nessa relação”, avalia.

“A gente que lida com o esporte sabe como ele pode agregar as pessoas. Então é um grande desafio, mas também é uma grande satisfação [organizar o Festival], porque vai envolver toda a universidade, então estamos muito contentes de ter conseguido materializar – e a gestão da UFS abraçar – essa causa”, comemora o coordenador.

1g6a9030 1500 1000

Edital e regulamento

Poderão compor as equipes e participar do I Festival Esportivo Intercampi UFS 2023 discentes de graduação regularmente matriculados e cursando, além de professores e técnicos administrativos que realizem as inscrições como equipe (não ultrapassando o limite de dois integrantes por equipe).

Após apresentação do edital/regulamento aos Centros Acadêmicos, o documento passará por algumas modificações e, em alguns dias, será publicado no site da Proest.

Marcilio Costa - Jornalista/Ascom

Atualizado em: Qui, 23 de março de 2023, 17:41