Qui, 13 de junho de 2019, 14:53

MÚSICA NO ALÍVIO DA ANSIEDADE E DA DOR (MAADOR)
Conheça os projetos de extensão da Universidade Federal de Sergipe fora dos muros

Projeto coordenado por Maria do Carmo de Oliveira Ribeiro. O Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem visa garantir aos discentes oportunidades não constantes na matriz curricular e que objetivem a complementação da formação acadêmica. Dessa maneira, conforme previsto pelo Ministério da Saúde, na formação dos profissionais da saúde é necessário a implementação de práticas integrativas complementares, sendo a música uma dessas ferramentas que, auxiliam no processo de recuperação das mais diversas enfermidades, seja em âmbito ambulatorial ou hospitalar.

Foram realizados vários ensaios musicais entre os discentes membros do projeto com o objetivo de promover a musicalização aos pacientes como ferramenta para aliviar a ansiedade e a dor decorrente do processo de internamento hospitalar. Os membros do projeto fizeram apresentações musicais nas dependências do Hospital Universitário da UFS com a participação dos funcionários dos diversos setores e com o envolvimento dos acompanhantes e pacientes internados na instituição de saúde.

Foi possível proporcionar aos pacientes e seus familiares momentos de descontração e satisfação percebida nos olhares e fisionomia do público envolvido durante as apresentações nas unidades de internação hospitalar.