Ter, 18 de junho de 2019, 15:49

SAIBA MAIS SOBRE PROJETOS DE EXTENSÃO
Os projetos devem ter cronograma de atividades além de plano de trabalho dos discentes

Extensão é um conjunto de projetos realizados com o mesmo objetivo e sob uma coordenação comum de caráter multidisciplinar integrado às atividades de ensino e pesquisa, com clareza de diretrizes e de execução de médio e longo prazo. Existem outros conceitos de outros tipos de práticas extensionistas e com eles vários modos de se fazer extensão.

O docente está simultaneamente envolvido com atividades de ensino, pesquisa e extensão, assim é legítimo esperar que todo discente encontre esses três pilares como parte de sua formação. Algumas das diretrizes para a Extensão Universitária são: interação dialógica; interdiciplinaridade e interprofissionalidade; indissociabilidade (ensino-pesquisa-extensão, ou seja, estudante-professor-comunidade) e impacto na formação do estudante e transformação social.

São atividades de extensão aquelas que envolvam professores, alunos, servidores técnico-administrativos e a comunidade em geral e que se enquadrem como programas, projetos, eventos, cursos, produtos e prestação de serviços. Ao fugir do senso comum, nota-se a relevância das práticas extensionistas tanto para o corpo acadêmico quanto para a comunidade.

Os Projetos de Extensão são conjuntos de ações envolvendo atividades processuais interrelacionadas, contínuas e interdisciplinares, de caráter educativo, social, artístico, científico ou tecnológico; executados de acordo com uma das áreas temáticas, com objetivo bem definido e desenvolvido de forma sistêmica. Vale ressaltar que os projetos devem ter cronograma de atividades além de plano de trabalho dos discentes e os cursos e/ou eventos previstos nas sub-ações dos projetos devem ser cadastrados no edital para cursos e eventos para possibilitar a abertura de inscrição para participantes internos e externos.

Saiba mais detalhes:

Edital n°23/2018