Sex, 27 de maio de 2022, 17:56

Centro de Empreendedorismo da UFS apresenta Programa 'Empreender UFS' próxima semana
Evento contará com entrega das instalações da unidade e atividades de Educação Empreendedora e Empreendedorismo para à comunidade acadêmica

O Centro de Empreendedorismo da UFS (CEMP/UFS), em parceria com o Sebrae/SE, promoverá um evento de apresentação do Programa Empreender UFS nos próximos dias 30, 31 e 01. Na oportunidade, serão entregues as instalações do Centro, localizadas na Ilha Comercial. Além disso, haverá atividades voltadas à comunidade interna e externa no Hall do Núcleo de Petróleo e Gás (NUPEG/UFS). As inscrições do evento seguem abertas na aba de extensão do SIGAA, bastando que o interessado se cadastre no Novo Portal de Cursos e Eventos da UFS, através do endereço www.sigaa.ufs.br, menu extensão.

O CEMP é a unidade da instituição responsável pelo fomento, desenvolvimento e fortalecimento do ecossistema empreendedor da universidade, que almeja impulsionar a ação empreendedora em Sergipe. No evento, serão desenvolvidas atividades práticas em forma de oficinas, palestras e papo reto com temáticas relacionadas à importância da Educação Empreendedora na formação acadêmica. O Centro possui apoio institucional de setores da UFS e também do Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, nacional e local, que contribuíram para a realização do evento.

O CENTRO DE EMPREENDEDORISMO

O Centro de Empreendedorismo da UFS surgiu no ano de 2015 como um Programa de Educação Empreendedora da UFS, o ‘Empreender UFS’. Na época, o Sebrae/SE publicou edital de Educação Empreendedora, no qual o projeto da universidade foi contemplado. O Empreender UFS atuou em todos os campi da instituição fomentando a cultura do empreendedorismo na formação dos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação.

A criação do Núcleo de Empreendedorismo da UFS em 2017 possibilitou à unidade empreendedora impactar mais pessoas, chegando ao patamar de quase 5900 discentes envolvidos. Com o aumento da demanda, o Núcleo se ampliou, tornando-se Centro em dezembro de 2018 com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UFS). Recentemente, o empreendedorismo foi institucionalizado no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI/UFS), 2021-2025, documento no qual estão traçados os objetivos da instituição, sendo este o quinto PDI da universidade, que trabalhará ‘Inovação e Inserção Social com Qualidade Acadêmica’.

Programação do evento:

Dia 30/05/2022

Manhã - Sede do CEMP

09:00 às 10:00 - Visitação ao Centro de Empreendedorismo

10:00 - Abertura

10:35 - Contextualização do Centro de Empreendedorismo da UFS - CEMP/UFS

• Sebrae e a Educação Empreendedora no Nível Superior: Parceria SEBRAE/UFS
  • Programa de Educação Empreendedora da Universidade Federal de Sergipe

11:40 - Coquetel de Encerramento

14:00 - Da economia de mercado à sociedade dos bens colaborativos

Palestrante: Paulo do Eirado Dias Filho - Superintendente do Sebrae/SE

15:00 - Papo-Reto: A Educação Empreendedora e o impacto da passagem do aluno pelo CEMP no mundo do trabalho

16:00 - Coffebreak

16:20 - Oficina de Imersão: Insigths Empreendedores

18:00 - Encerramento das atividades do dia

Dia 31/05/2022

Tarde - Hall do NUPEG

14:00 - Desenvolvimento das competências e da cultura empreendedora na universidade

Palestrante: Cristiane Tavares - Chefe de Gabinete da Superintendência do Sebrae/SE

15:00 - Coffebreak

15:30 - Papo-Reto: A Educação Empreendedora e o Empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior

17:00 - Encerramento das atividades do dia

Dia 01/06/2022

14:00 - Educação Empreendedora e o Empreendedorismo Social

15:00 - Circuito de Soluções Sociais: O que é?

15:40 - Coffebreak

16:00 - Oficina de Imersão: PMS - Modelagem de Projetos Sociais