Seg, 29 de julho de 2019, 10:30

NÚPITA PROMOVE CURSO DE EXTENSÃO E INCLUSÃO NA UFS

O Núcleo de Estudo, Extensão e Pesquisa em Inclusão Educacional e Tecnologia Assistiva está promovendo entre os dias 5 de julho e 15 de agosto, o curso de extensão “Leitura, Escritas, Saberes e Práticas Inclusivas. Os encontros acontecem todas às quintas-feiras, às 19 horas na Universidade Federal de Sergipe.

Dinâmicas, rodas de conversa, apresentações de trabalhos e palestras são algumas das atividades recorrentes. O evento não se restringe apenas à comunidade acadêmica, professores de outras instituições e pessoas interessadas no tema são o público-alvo desta ação que tem cerca de 140 pessoas inscritas, o dobro do que tinha sido planejado pela equipe de organização. Fabiane Rosa de Sousa, 40, estudante de pedagogia e participante do curso fala como se sente ao participar do projeto promovido: “Esses eventos que a universidade faz aqui, possibilitam que a gente tenha essas experiências, tenha essas oportunidades e eu acho tão ricas as aulas que eu já participei. Importantes mesmo”, relata.

Além de promover uma vivência para os inscritos do curso, existe toda equipe de organização que fizem com que o evento aconteça. São estudantes de diversos cursos que se interessam e integram a equipe do Núcleo. Sara Valadão é monitora do curso e integrante do NÚPITA. “Esse curso vem para agregar conhecimento, a gente tem uma deficiência muito grande na área de inclusão, e a inclusão é mais teórica do que prática. Então, esse curso é um subsídio para que a gente possa compreender como funciona esse universo”, declara.

O curso “Leitura, Escritas, Saberes e Práticas Inclusivas” tem como objetivo socializar o conhecimento sobre as possibilidades de leitura e de escrita de pessoas com deficiência. Cada quinta-feira é específica para se tratar de uma temática. Alguns dos temas já tratados foram: Leitura escrita para pessoas cegas e de baixa visão; Comunicação em LIBRAS; O ensino de Português para surdos; A escrita da língua de sinais; A contribuição da tecnologia assistiva, entre outros. “Esse curso surgiu de uma grande demanda que nós temos em toda comunidade e também aqui na UFS, que é a questão da leitura e escrita para as pessoas com deficiência, principalmente para os surdos e cegos”, conta a Professora Doutora Rita de Cássia, a coordenadora do NÚPITA e organizadora do curso de extensão.

Legenda  equipe de monitores do n pita junto com a professora larissa e a professora doutora rita de c ssia foto isabella vieira
Legenda  inicia  o da quarta noite de curso com a presen a de um monitor int rprete foto isabella vieira
Legenda  oficina de libras acontecendo com a professora surda larissa foto isabella vieira
Legenda  s mbolo do n pita foi pensado para ser inclusivo para todas as defici ncias  foto isabella vieira