CENTRO DE CULTURA E ARTE

De 1950 a 1980 foi sede da então Faculdade de Direito, tornando-se, a partir de 1980, o Centro de Cultura e Arte da UFS (CULTART), localizado à Av. Ivo do Prado, n° 612, Bairro São José, Aracaju- Sergipe.

Prédio histórico, tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual.

O CULTART é uma subunidade da PROEX, vinculada administrativamente à Coordenação de Cultura e Arte (CCART). Neste espaço funciona a Pinacoteca Professor Luiz Alberto dos Santos, com mais de 100 obras de artistas plásticos de expressão nacional, dentre pinturas e esculturas, e a Galeria de Arte Florival Santos, aberta à visitação pública durante a realização de eventos ligados às artes que fazem parte do calendário do Cultart.

Dentre as suas competências, destacamos:

a)   Preservação e incentivo à produção artística e cultural local;

b)   Promoção, coordenação, execução e/ou apoio a eventos artísticos, em harmonia com instituições e órgãos públicos ou privados;

c)    Planejamento e coordenação de cursos, seminários, conferências e debates no âmbito de sua competência;

d)   Promoção de concursos literários ou artísticos;

e)   Manutenção de grupos artísticos da UFS;

Para administrar o CULTART existe a Coordenação Administrativa de Cultura e Arte, que objetiva sua integração cultural, artística e social junto à comunidade interna e externa à UFS, além de elaborar e executar, após aprovação do Pró-Reitor de Extensão, o Calendário Artístico-Cultural da UFS.

No ano de 2017, foram desenvolvidas as seguintes atividades:

  • Higienização das obras do acervo da Pinacoteca Prof. Luiz Alberto dos Santos, realizada pelos discentes do projeto intitulado “CULTART Portas Abertas”, orientação do Prof. Dr. Otávio Luiz Cabral Ferreira.
  • Análise documental do acervo da Pinacoteca Prof. Luiz Alberto dos Santos, que resultou na construção de novas fichas catalográficas das obras.
  • Elaboração de um catálogo virtual e gráfico do acervo artístico da instituição (CULTART), com o intuito de disponibilizar fotografias e informações atualizadas sobre as obras - Catálogo de Obras de Cultart 100 anos.
  • Participação no 34° Festival das Artes de São Cristóvão-FASC, com uma exposição virtual do acervo da Pinacoteca Prof. Luiz Alberto dos Santos; Exposição Fotográfica dos cartazes dos Festivais Anteriores do FASC e a Oficina de Confecção de Bonecas de Pano, ministrada pela Pedagoga/ Artesã Maria Angélica Pereira do Nascimento. Nesta oficina, participaram 20 pessoas da comunidade de São Cristóvão, como espaço de benefício criativo e terapêutico.
  • Com mais de 70 (sessenta) obras distribuídas entre a Pinacoteca Prof. Luiz Alberto dos Santos e a Galeria de Artes Florival Santos, foi apresentada a mostra “CULTART apresenta: CENARTE”. Composta por obras produzidas por diversas técnicas como pintura a óleo e aquarela, esculturas em cimento, cerâmica, tecido, nanquim e xilogravuras, buscando dar oportunidades aos estudantes do curso de Artes Visuais de expor suas obras no prédio, promovendo assim, o incentivo à produção artística sergipana.
  • Atividades no pátio externo do CULTART pelos alunos da Disciplina Laboratório de Ensino e Formas Expressivas Tridimensionais III, como forma de exposição Mostra da conclusão dos trabalhos realizados, supervisão do Prof. Dr. Otávio Luiz Cabral Ferreira.
  • O espetáculo Dandara Eu, escrito e dirigido por Jonathan Rodrigues e estreada por Rita Maia. Teve a primeira apresentação no CULTART – cuja sua história é comumente esquecida. Foram trabalhados textos do universo feminino/ poemas negros, utilizando relatos de racismo e expondo a opressão pela mulher negra brasileira.
  • Curso Livre de Quadrilha Junina, lançado pelo Departamento de Teatro/CECH/UFS - teve como objetivo a pesquisa e a prática dos movimentos da quadrilha junina e expressão corporal. Ministrada po Wallysson Bispo, aluno de Licenciatura em Teatro, ex-dançarino de quadrilha junina, pesquisador de da cultura popular, artes visuais e movimentos corpo (Expressão Corporal).
  • O espetáculo “Gáli em Busca da Natureza Perdida” – a Companhia de Teatro Triopulante trouxe para o pátio da instituição uma peça de classificação livre para alegrar todas as idades.
  • O 1° Seminário de Arte e Gênero - realizado em comemoração ao Dia da Mulher 08 de Março, tiveram vários debates e exposições dos alunos de Artes Visuais.
  • 3ª Exposição “13 noites com Antônio”, Galeria de Artes Florival Santos (CULTART). O evento organizado por artistas e convidados para construção de 13 altares em homenagem a Santo Antônio. Foram 13 noites de exposições fotográficas, artísticas e performáticas sob a Curadoria do Prof. Dr. Otávio Luiz Cabral Ferreira e a Coordenadora Geral do CULTART a Pedagoga Maria Angélica Pereira do Nascimento, através da PROEX/UFS.
  • Participação dos alunos do projeto “Portas Abertas” na IV Semana Acadêmica da UFS, apresentando as ações em formato de exposição de todas as atividades desenvolvidas no (CULTART) tais como o lançamento do catálogo virtual das obras do acervo.

A partir do mês de outubro/2017, as atividades do CULTART foram suspensas para dar início a desocupação do prédio face a realização da reforma geral do prédio, e a transferência dos funcionários para a PROEX.

Notícias
Conheça mais sobre os Projetos de Extensão que ultrapassam os muros da Universidade Federal de Sergipe.
Projeto UFS-50 Física Show
Conheça os projetos de extensão da Universidade Federal de Sergipe fora dos muros
Conheça mais sobre os Projetos de Extensão que ultrapassam os muros da Universidade Federal de Sergipe.
SEJUC - LEITURAS PARA A LIBERDADE
Conheça os projetos de extensão da Universidade Federal de Sergipe fora dos muros