CENTRO DE CULTURA E ARTE

De 1950 a 1980 foi sede da então Faculdade de Direito, tornando-se, a partir de 1980, o Centro de Cultura e Arte da UFS (CULTART), localizado à Av. Ivo do Prado, n° 612, Bairro São José, Aracaju- Sergipe.

Prédio histórico, tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual.

O CULTART é uma subunidade da PROEX, vinculada administrativamente à Coordenação de Cultura e Arte (CCART). Neste espaço funciona a Pinacoteca Professor Luiz Alberto dos Santos, com mais de 100 obras de artistas plásticos de expressão nacional, dentre pinturas e esculturas, e a Galeria de Arte Florival Santos, aberta à visitação pública durante a realização de eventos ligados às artes que fazem parte do calendário do Cultart.

Dentre as suas competências, destacamos:

a)   Preservação e incentivo à produção artística e cultural local;

b)   Promoção, coordenação, execução e/ou apoio a eventos artísticos, em harmonia com instituições e órgãos públicos ou privados;

c)    Planejamento e coordenação de cursos, seminários, conferências e debates no âmbito de sua competência;

d)   Promoção de concursos literários ou artísticos;

e)   Manutenção de grupos artísticos da UFS;

Para administrar o CULTART existe a Coordenação Administrativa de Cultura e Arte, que objetiva sua integração cultural, artística e social junto à comunidade interna e externa à UFS, além de elaborar e executar, após aprovação do Pró-Reitor de Extensão, o Calendário Artístico-Cultural da UFS.

No ano de 2017, foram desenvolvidas as seguintes atividades:

• Higienização das obras do acervo da Pinacoteca Prof. Luiz Alberto dos Santos, realizada pelos discentes do projeto intitulado “CULTART Portas Abertas”, orientação do Prof. Dr. Otávio Luiz Cabral Ferreira.
  • Análise documental do acervo da Pinacoteca Prof. Luiz Alberto dos Santos, que resultou na construção de novas fichas catalográficas das obras.
  • Elaboração de um catálogo virtual e gráfico do acervo artístico da instituição (CULTART), com o intuito de disponibilizar fotografias e informações atualizadas sobre as obras - Catálogo de Obras de Cultart 100 anos.
  • Participação no 34° Festival das Artes de São Cristóvão-FASC, com uma exposição virtual do acervo da Pinacoteca Prof. Luiz Alberto dos Santos; Exposição Fotográfica dos cartazes dos Festivais Anteriores do FASC e a Oficina de Confecção de Bonecas de Pano, ministrada pela Pedagoga/ Artesã Maria Angélica Pereira do Nascimento. Nesta oficina, participaram 20 pessoas da comunidade de São Cristóvão, como espaço de benefício criativo e terapêutico.
  • Com mais de 70 (sessenta) obras distribuídas entre a Pinacoteca Prof. Luiz Alberto dos Santos e a Galeria de Artes Florival Santos, foi apresentada a mostra “CULTART apresenta: CENARTE”. Composta por obras produzidas por diversas técnicas como pintura a óleo e aquarela, esculturas em cimento, cerâmica, tecido, nanquim e xilogravuras, buscando dar oportunidades aos estudantes do curso de Artes Visuais de expor suas obras no prédio, promovendo assim, o incentivo à produção artística sergipana.
  • Atividades no pátio externo do CULTART pelos alunos da Disciplina Laboratório de Ensino e Formas Expressivas Tridimensionais III, como forma de exposição Mostra da conclusão dos trabalhos realizados, supervisão do Prof. Dr. Otávio Luiz Cabral Ferreira.
  • O espetáculo Dandara Eu, escrito e dirigido por Jonathan Rodrigues e estreada por Rita Maia. Teve a primeira apresentação no CULTART – cuja sua história é comumente esquecida. Foram trabalhados textos do universo feminino/ poemas negros, utilizando relatos de racismo e expondo a opressão pela mulher negra brasileira.
  • Curso Livre de Quadrilha Junina, lançado pelo Departamento de Teatro/CECH/UFS - teve como objetivo a pesquisa e a prática dos movimentos da quadrilha junina e expressão corporal. Ministrada po Wallysson Bispo, aluno de Licenciatura em Teatro, ex-dançarino de quadrilha junina, pesquisador de da cultura popular, artes visuais e movimentos corpo (Expressão Corporal).
  • O espetáculo “Gáli em Busca da Natureza Perdida” – a Companhia de Teatro Triopulante trouxe para o pátio da instituição uma peça de classificação livre para alegrar todas as idades.
  • O 1° Seminário de Arte e Gênero - realizado em comemoração ao Dia da Mulher 08 de Março, tiveram vários debates e exposições dos alunos de Artes Visuais.
  • 3ª Exposição “13 noites com Antônio”, Galeria de Artes Florival Santos (CULTART). O evento organizado por artistas e convidados para construção de 13 altares em homenagem a Santo Antônio. Foram 13 noites de exposições fotográficas, artísticas e performáticas sob a Curadoria do Prof. Dr. Otávio Luiz Cabral Ferreira e a Coordenadora Geral do CULTART a Pedagoga Maria Angélica Pereira do Nascimento, através da PROEX/UFS.
  • Participação dos alunos do projeto “Portas Abertas” na IV Semana Acadêmica da UFS, apresentando as ações em formato de exposição de todas as atividades desenvolvidas no (CULTART) tais como o lançamento do catálogo virtual das obras do acervo.

A partir do mês de outubro/2017, as atividades do CULTART foram suspensas para dar início a desocupação do prédio face a realização da reforma geral do prédio, e a transferência dos funcionários para a PROEX.

Projeto UFS-50 Física Show
SEJUC - LEITURAS PARA A LIBERDADE