Sex, 01 de novembro de 2019, 14:01

Projeto Azahar realiza I Seminário de Água e Cultura em Laranjeiras
Evento engloba questões ambientais, educativas e culturais

Em um período que o meio ambiente é assunto muito enfatizado, por causa do impacto causado pelas manchas de óleo espalhadas por todo litoral praiano na região Nordeste, o seminário teve o objetivo de sensibilizar e conscientizar o público presente acerca dos temas. O evento aconteceu nos dias 16 e 17 na Universidade Federal de Sergipe (UFS) campus de Laranjeiras, trazendo palestras, oficinas e apresentações culturais para alunos da rede estadual, municipal e a comunidade local.

Palestra da professora Beatriz Góis Dantas (foto: Débora Melo/Projeto Azahar)

O Seminário Água e Cultura em Sergipe é uma realização do projeto “Azahar: Flor de Laranjeiras” e contou com a palestra da antropóloga e professora Beatriz Góis Dantas, graduada em história pela UFS e mestre em antropologia pela Unicamp. Sua trajetória na academia inclui pesquisa sobre cultura popular e religiosidade brasileira, inclusive de Laranjeiras.

Segundo a antropóloga o trabalho do projeto Azahar e objetivo do seminário é algo importante para toda a população, pois a água é um problema que afeta a todos. Além disso, enfatiza a importância de jovens engajados em temas ambientais. “Os jovens nesse projeto é altamente produtivo, já que o futuro a eles pertence, e eles têm um potencial imenso de contribuir para mudanças e atitudes em projeto assim, com o entusiasmo que é próprio deles.”, relata.

“Um projeto dessa natureza é importante para toda a população, pois a água é um problema que afeta todos.”, afirma professora Beatriz Góis Dantas: (foto: Débora Melo/Projeto Azahar)

De acordo com o coordenador geral do projeto Azahar, Antenor Aguiar, o seminário foi a primeira mostra de resultados do projeto, “lançamos o vídeo oficial do projeto, o livro com artigos científicos e a cartilha de educação ambiental abordando a importância e os cuidados que devemos ter com o meio ambiente para as crianças”, afirma. Ainda segundo ele, o seminário tinha como um dos objetivos abordar os eixos principais desenvolvidos pelo projeto, mas incluiu a questão cultural, pois é algo muito presente no município, “de início nosso público alvo era os universitário, mas aos poucos, a comunidade foi se aproximando e ficamos muito felizes com isso”, relata.

O coordenador diz que o legado principal do projeto, bem como a realização do seminário é a educação: “O legado que queremos deixar é a educação, pois estamos em um momento crítico no planeta e então isso precisa ser conversada, junto a isso, a nossa outra preocupação é a qualidade da água que está sendo fornecida aqui no município (em Pedra branca e em Bom Jesus)”, diz.

Luiz Carlos, de 19 anos, aluno da rede estadual, diz que o evento ajuda na sua formação como ser humano e como estudante. “O meio ambiente é algo importante, o evento me leva a um ponto de vista crítico acerca da destruição que as pessoas fazem com a natureza.”, finaliza.

Lançamento do livro e cartilha

Durante o evento aconteceu o lançamento do livro “Laranjeiras e Rio Sergipe: Uma viagem no presente”, que contém artigos científicos de pesquisadores sobre temas relacionados a recursos hídricos, educação ambiental e cultura popular. A professora Juliana Souto, técnica educacional da Secretaria de Estado da Educação (SEED), é uma coautora do livro e fala que a iniciativa do projeto é de suma importância. “Essa ação do projeto Azahar é de suma importância, porque ele pega desde a base, ou seja, a criança e o jovem, que passa por um processo de conscientização e sensibilização socioambiental.”, afirma.

Lançamento do livro “Laranjeiras e Rio Sergipe: Uma viagem no presente” (foto: Débora Melo/Projeto Azahar)

Além do livro, foi lançada a cartilha educativa “Laranjeiras e Rio Sergipe: Uma viagem no tempo” com o objetivo de levar a sensibilização ambiental. De acordo com Adjane Moura, assessora de Educação Ambiental do projeto Azahar e uma das autoras, trata-se de uma história lúdica e educativa para todo público. “Como nosso projeto estuda recursos hídricos, em especial o rio Sergipe, decidimos trabalhar na cartilha os aspectos sociais, econômicos, históricos e ambientais que o rio teve na época imperial. Além disso, destacamos as perspectivas ambientais e culturais folclóricas que este município trás.” completa.

Lançamento da cartilha “Laranjeiras e Rio Sergipe: Uma viagem no tempo” (foto: Débora Melo/Projeto Azahar)

Em discursos com o público, o evento teve a participação de Marcelo Lucian Ferronato, coordenador geral do projeto “Viveiro Cidadão”, patrocinado pela Petrobras, bem como de Ana Cristina de Lima e Silva Accioly, assessora de educação ambiental do projeto “Renascendo”, também patrocinado pela Petrobras.

Projeto Azahar

O Projeto Azahar: Flor de Laranjeiras é uma realização da Fundação de Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese) e da Universidade Federal de Sergipe - UFS, em parceria com a Petrobrás, por meio do projeto “Petrobras socioambiental”. Seu intuito é contribuir com a promoção de segurança hídrica na bacia hidrográfica do rio Sergipe, especialmente no município de Laranjeiras. Destarte, busca promover a eficiência dos usos múltiplos da água, contribuindo para seu aproveitamento, com o fito de propiciar melhorias na qualidade dos recursos hídricos nas comunidades ribeirinhas de Bom Jesus e Pedra Branca, em Laranjeiras.

Para isso, o projeto aborda 4 eixos estratégicos: monitoramento hídrico, educação ambiental, restauração florestal e pesquisas científicas. “Estamos investigando a qualidade da água de consumo humano, e vamos tentar elaborar uma proposta de solução, ou até mesmo solucionar o problema mais à frente”, afirma Antenor Aguiar, coordenador geral do projeto Azahar.