PROGRAMAS INSTITUCIONAIS

 

Programa “Casa de Extensão”

O Programa Casa de Extensão encontra-se inserido na linha de extensão Desenvolvimento Social e Humano proposto pela Pró-reitoria de Extensão da UFS como uma vivência de campo participativa que possibilite a circulação, problematização, integração e aplicação de conhecimentos com o foco no aprofundamento das ações que visem a inclusão social, erradicação da pobreza, melhoria das condições de vida das pessoas e o desenvolvimento sustentável.

O Programa parte da disposição institucional da UFS em propor e desenvolver ações, dentro da sua expertise, que contribuam para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), discutindo metodologias e articulando as atividades de ensino de graduação, dos projetos de investigação e das ações de extensão voltadas ao propósito do desenvolvimento das comunidades locais.

Propostas em implantação:

CASA DE EXTENSÃO – ILHA MEM DE SÁ: É uma proposta de Campus Aproximado da UFS para ações de extensão em Desenvolvimento Humano e Social em parceria com comunidades locais, gestores do poder público e sociedade civil, tendo o propósito de contribuir para a promoção do Desenvolvimento Humano e Social da Ilha Mem de Sá, povoado de Itaporanga d’ Ajuda.

Parcerias :Prefeitura Municipal de Itaporanga D’ Ajuda, MPT-SE e Associação de Moradores da Ilha Mem de Sá e Cáibos.

 

Programa Movimentos Populares na UFS

O Programa pretende constituir um locus de articulação e circulação de saberes e práticas das formas de organização dos movimentos sociais e populares, a partir do referencial epistêmico da ecologia dos saberes elaborado por Boaventura de Souza Santos.

O programa prevê a realização de cursos e oficinas, círculos culturais/rodas de conversa e outras ações de extensão envolvendo ativistas e lideranças dos movimentos sociais, discentes, servidores e docentes da UFS em torno das temáticas dialogadas com os movimentos sociais e populares.

Projetos em implantação:

PROJETOS DE ATUAÇÃO NO CAMPO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES DE SAÚDE (PICS):

Ações de sensibilização, promoção e capacitação sobre as PICS para profissionais de saúde, lideranças comunitárias, ativistas de movimentos sociais e discentes da área da saúde para os municípios de São Cristovão, Lagarto, Laranjeiras, Itabaiana e Nossa Senhora da Glória.

 

 

 

 

 

Proex/UFS

Notícias