Casas de Extensão

 

O Programa Casa de Extensão encontra-se inserido na linha de extensão Desenvolvimento Social e Humano proposto pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFS como uma vivência de campo participativa que possibilite a circulação, problematização, integração e aplicação de conhecimentos com o foco no aprofundamento das ações que visem a inclusão social, erradicação da pobreza, melhoria das condições de vida das pessoas e o desenvolvimento sustentável.

O Programa parte da disposição institucional da UFS em propor e desenvolver ações, dentro da sua expertise, que contribuam para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), discutindo metodologias e articulando as atividades de ensino de graduação, dos projetos de investigação e das ações de extensão voltadas ao propósito do desenvolvimento das comunidades locais.

Propostas em implantação:

CASA DE EXTENSÃO – ILHA MEM DE SÁ: É uma proposta de Campus Aproximado da UFS para ações de extensão em Desenvolvimento Humano e Social em parceria com comunidades locais, gestores do poder público e sociedade civil, tendo o propósito de contribuir para a promoção do Desenvolvimento Humano e Social da Ilha Mem de Sá, povoado de Itaporanga d’ Ajuda.

Parcerias :Prefeitura Municipal de Itaporanga D’ Ajuda, MPT-SE e Associação de Moradores da Ilha Mem de Sá e Cáibos.

 

Polos de Extensão

Atualmente, a Universidade Federal de Sergipe está presente, em todas as regiões do Estado, por meio de polos EAD e/ou campi universitários. Com o objetivo de atingir maior alcance das Atividades de Extensão (projetos, cursos, eventos, atividades coletivas e integradoras) os Polos EAD abrem suas portas para as atividades de Extensão da UFS por meio da institucionalização dos Polos de Extensão.

 

A partir da estruturação dos Polos de Extensão, que são ambientes reservados nos Polos EAD com infraestrutura de dormitórios para alojar docentes, técnicos e alunos extensionistas, atividades de Extensão em diversas áreas poderão ser desenvolvidas no interior do estado, principalmente nos municípios mais distantes.   

 

Pensando na expansão dessas Atividades de Extensão, a Proex através do Escritório de Projetos de Extensão e Tecnologias Sociais, vem estruturando Unidades de Extensão, em parceria com o Centro de Educação Superior à Distância, a princípio, em seis municípios: Estância, Arauá, Colônia Treze (Lagarto), Poço Verde, Japaratuba e Brejo Grande, com ampliação prevista para os municípios de Nossa Senhora da Glória, São Domingos, Carira, Porto da Folha, Nossa Senhora das Dores e Propriá, para além de convênios, mediante Termos de Cooperação Técnica, com prefeituras e entidades locais, promover o desenvolvimento regional.

 

Coordenadores de atividades de extensão e interessados em utilizar da estrutura das Unidades (casas, polos) de extensão, entrem em contato com Escritório de Projetos de Extensão e Tecnologias Sociais através do e-mail epts@academico.ufs.br/ ctsa.proex@academico.ufs.br ou pelo telefone (79)3194-7155/6680 e obtenham suporte necessário de como cadastrar o seu projeto junto à Proex. 

Mapa de Polos de Extensão Universitária 

 

Programa Movimentos Populares na UFS

O Programa pretende constituir um locus de articulação e circulação de saberes e práticas das formas de organização dos movimentos sociais e populares, a partir do referencial epistêmico da ecologia dos saberes elaborado por Boaventura de Souza Santos.

O programa prevê a realização de cursos e oficinas, círculos culturais/rodas de conversa e outras ações de extensão envolvendo ativistas e lideranças dos movimentos sociais, discentes, servidores e docentes da UFS em torno das temáticas dialogadas com os movimentos sociais e populares.

Projetos em implantação:

Projetos de atuação no campo das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS):

Ações de sensibilização, promoção e capacitação sobre as PICS para profissionais de saúde, lideranças comunitárias, ativistas de movimentos sociais e discentes da área da saúde para os municípios de São Cristovão, Lagarto, Laranjeiras, Itabaiana e Nossa Senhora da Glória.

 

 

 

 

 

PROEX/UFS

Notícias