Empresa Júnior

Empresa Júnior

As Empresa Júniores são associações civis sem fins lucrativos e com fins educacionais formada exclusivamente por alunos do ensino superior, regulamentada no Brasil através a Lei 13.267/2016, com o propósito de realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos associados, capacitandoos para o mercado de trabalho, sob orientação de professores da IES ao qual está vinculada.

O conceito de Empresa Junior surgiu na França, em 1967, quando alunos da Escola Superior de Ciências Econômicas e Comerciais sentiram a necessidade de desenvolver os conhecimentos acadêmicos em situações reais de mercado. Surge então a Junior ESSEC Conseil. No Brasil, as primeiras Empresas Juniores surgem em 1988, as EJFGV, Poli Júnior e UFBA Jr, e em Sergipe, surgem em 1993 a EJAUFS e a Junior Consultoria Tiradentes como as primeiras Empresas Juniores do Estado.

O Movimento Empresa Júnior (MEJ), frente a esse cenário, colabora com a sociedade através de três pilares: primeiramente, através da Cultura Empreendedora, com empresas juniores existentes em universidades do Brasil inteiro, diminuindo a distância entre o acadêmico e o empreendedorismo; segundo, através do “capital humano” ao formar profissionais mais capacitados, prontos para aproveitarem e criarem melhores oportunidades. E por fim, ao Mercado, o MEJ oferece suporte através de consultorias realizadas pelas empresas juniores, com valor acessível, para Micro e Pequenas Empresas, Microempreendedores Individuais e para setor público.

A Empresa Junior tem o papel de, conforme a Lei 13.267/2016, proporcionar a seus membros as condições necessárias para a aplicação prática dos conhecimentos teóricos referentes à respectiva área de formação profissional, aperfeiçoar o processo de formação dos profissionais em nível superior; estimular o espírito empreendedor e promover o desenvolvimento técnico, acadêmico, pessoal e profissional de seus membros associados por meio de contato direto com a realidade do mercado de trabalho, melhorar as condições de aprendizado em nível superior, mediante a aplicação da teoria dada em sala de aula na prática do mercado de trabalho no âmbito dessa atividade de extensão, intensificar o relacionamento entre as instituições de ensino superior e o meio empresarial e também promover o desenvolvimento econômico e social da comunidade ao mesmo tempo em que fomenta o empreendedorismo de seus associados.

 

O Programa Prepara Júnior - PPJr

O Programa Prepara Júnior - PPJr visa o desenvolvimento e capacitação dos empresários e empresas juniores através de curso com metodologia ativa, criado a partir das necessidades delas; fóruns, rodada de negócios, com o intuito de gerar cada vez mais impacto no ecossistema de empreendedorismo dentro e fora da nossa Universidade. E mais do que isso, transformar os empresários em potenciais empreendedores e mostrar a importância da conexão com a Rede e todo Movimento Empresa Júnior.

 

A Jornada de Formação Empreendedora do Empresário Júnior

A Jornada de Formação Empreendedora tem como objetivo, por meio de um espaço de desenvolvimento colaborativo, participativo e visual, desenvolver o ecossistema empreendedor e de inovação do aluno, do empresário júnior,  por meio do que foi chamado de "batalhas", que representam a progressão dos diversos públicos alvos durante o processo da jornada.

 

As Empresas Juniores da UFS são:

 

NOME DA EMPRESA JUNIOR

CURSOS

IES

ADCON Consultoria & Serviços

Administração e Contabilidade

Itabaiana

Agência Officina

Publicidade e Propaganda e Designer Gráfico – Comunicação Social

São Cristóvão

AgroSertão Júnior

Engenharia Agronômica

Glória

Atue Consultoria

Ciências Atuariais e Estatística

São Cristóvão

Cajufs

Arqueologia

Laranjeiras

Easy Soluções Ambientais

Engenharia Ambiental e Sanitária

São Cristóvão

EdificarSe

Engenharia Civil

São Cristóvão

Ejaufs

Administração

São Cristóvão

EPJEL

Engenharia Elétrica e Eletrônica

São Cristóvão

Excelência Jr

Secretariado Executivo

São Cristóvão

Impacto

Engenharia de Produção

São Cristóvão

Iniciativa Geografia

Geografia Bac e Lic

São Cristóvão

Iniciativa Turismo

Turismo

São Cristóvão

Itatech Jr.

Sistemas de Informação

Itabaiana

Mais Contábil

Contabilidade

São Cristóvão

Materialize

Engenharia de Materiais

São Cristóvão

Oficina Propaganda

Comunicação Social

São Cristóvão

Physics

Fisica Médica, Fisica Astronômica, Física

São Cristóvão

Rating

Economia

São Cristóvão

Reina

Relações Internacionais

São Cristóvão

Serpetro

Engenharia de Petróleo

São Cristóvão

SofTeam

Engenharia da Computação, Ciência da Computação e Sistemas de Informação

São Cristóvão

Starteq

Engenharia Quimica e Quimica Industrial

São Cristóvão

Utilize Psicologia

Psicologia

São Cristóvão

Iniciativa Zootecnia

Zootecnia

São Cristóvão

Iniciativa Med Veterinária

Medicina Veterinária

São Cristóvão

Iniciativa Geologia

Geologia

São Cristóvão

Iniciativa de Ciência de Informação

Biblioteconomia

São Cristóvão

 

Proex/UFS

MANUAL EMPRESA JUNIOR

ORIENTAÇÕES - ESTATUTO

ORIENTAÇÕES - REGIMENTO INTERNO

MODELO DE ATA

Notícias