EDITAL N° 03 PROEX PIAEX/UFS DE 21 DE MARÇO DE 2024 - PROJETOS DE EXTENSÃO EM PROGRAMAS INSTITUCIONAIS PARA O ANO DE 2024 (BOLSAS DE EXTENSÃO)

A Pró-Reitoria de Extensão, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), no uso de suas atribuições, torna pública abertura de cadastro de projetos de extensão, a serem executados de forma presencial com participação ativa da comunidade externa à UFS, a qual deverá ser o público alvo da ação, vinculados aos objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), COM FINANCIAMENTO de bolsas do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), exclusivas para discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, desenvolvidos obrigatoriamente com a participação de estudantes de graduação em planos de trabalho, conforme preceitua o art. 18, parágrafo único da Resolução n° 47/2019/CONEPE. As definições e parâmetros para cadastro de propostas para projetos estão descritos no manual de extensão no endereço eletrônico: https://proex.ufs.br/uploads/page_attach/path/12010/Manual_- _Projeto_de_Extens_o.pd

PROGRAMAS INSTITUCIONAIS DE EXTENSÃO PROGRAMA DE COMBATE A VIOLÊNCIA DE GÊNERO/DOMÉSTICA/FAMILIAR - objetiva conjugar ações de extensão da UFS para combater e enfrentar todas as formas de violência contra crianças, jovens, mulheres, a partir de uma perspectiva de gênero e de uma visão integral deste fenômeno.

PROGRAMA ACESSIBILIDADE E DIVERSIDADE - projetos de extensão voltados para a promoção da acessibilidade arquitetônica, atitudinal, educacional, comunicacional, nos sistemas de informação e nos transportes, com vistas a promover o acesso de pessoas com deficiência (PcD) e com necessidades educacionais especiais (NEE) nos espaços públicos e privados de acesso coletivo.

PROGRAMA PARA A TERCEIRA IDADE - visa saúde sustentável: atividades sócio educativas, artísticas e tecnológicas.

PROGRAMA EMPREENDER UFS - visa o desenvolvimento da educação empreendedora e do ecossistema empreendedor na Universidade Federal de Sergipe com participação de parceiros.

PROGRAMA SAÚDE ANIMAL - para o desenvolvimento de ações extensão voltadas ao atendimento da saúde animal.

PROGRAMA EDUCAÇÃO BÁSICA - para o desenvolvimento de atividades que compreenda a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio.

PROGRAMA ATIVIDADES FÍSICAS E ESPORTES UFS – desenvolvimento de atividades físicas e esportes das várias modalidades.

PROGRAMA PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES E POPULARES DE SAÚDE (PICS) - Projetos de atuação no campo das práticas integrativas e a Política Nacional de Educação Popular em Saúde para profissionais de saúde, lideranças comunitárias, ativistas de movimentos sociais e estudantes.

PROGRAMA UFS E INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS - visa o desenvolvimento de atividades junto à gestão pública ou privada.

PROGRAMA DE ATENÇÃO INTEGRAL AO TRABALHADOR (PAT) - atender as demandas do trabalhador rural e urbano nas diversas áreas de trabalho.

PROGRAMA DE ATUAÇÃO JUNTO A POPULAÇÃO VULNERÁVEL - para o desenvolvimento de ações voltadas a jovens adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social.

PROGRAMA DE ATIVIDADES ARTÍSTICAS E CULTURAIS - desenvolvimento de apresentações artísticas e culturais e participações junto ao parceiros institucionais.

PROGRAMA MOVIMENTOS POPULARES NA UFS - para o desenvolvimento de ações em parcerias com os movimentos populares e sociais , MOPS e outros.

PROGRAMA PATRIMÔNIO/MUSEUS - para o desenvolvimento de ações voltadas ao patrimônio material e imaterial, atuação junto aos parceiros institucionais.

PROGRAMA CENTRO DE ATENÇÃO À SAÚDE E SEGURANÇA (CASAS) - Programa desenvolvido pela PróReitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) voltado para comunidade acadêmica e trabalhadores em geral atua em aspectos relacionados a: alimentação saudável, (re) educação alimentar e nutricional, alimentação criativa e sustentável, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), atividade físicas e exercícios, qualidade de vida no trabalho, comunicação e educação em saúde, biossegurança, inclusão no trabalho de pessoas com necessidade especiais, saúde mental, aposentadoria planejada, incentivo às atividades artísticas, prevenção de doenças metabólicas e sistêmicas.

PROGRAMA CENTRO ESPECIALIZADO EM REABILITAÇÃO (CER IV) - Visa o desenvolvimento de projetos voltados a pessoas com deficiência que necessitam de diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva para reabilitação e também ações voltadas a musicalidade, teatro e esportes com finalidade terapêutica.

PROGRAMA SAÚDE HUMANA - para o desenvolvimento de ações de extensão voltadas ao atendimento da saúde humana.

PROGRAMA CINEMA E EDUCAÇÃO - atividades de criação cinematográfica em sala de aula e formação de cineclubes em instituições de ensino.

PROGRAMA CENTRO COLABORADOR EM ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO ESCOLAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (CECANE/UFS) – para o desenvolvimento de ações relacionadas a: Qualificação da comunidade escolar acerca do tema da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e do Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas (DHANA); Fomento a participação das comunidades tradicionais quilombolas nas Chamadas Públicas do Programa Nacional de Alimentação Escolar, Capacitação de nutricionistas e colaboradores da produção de refeições para o planejamento e a execução dos cardápios da alimentação escolar, estímulo a participação da sociedade civil no Conselho de Alimentação Escolar e ações de promoção da Alimentação Saudável e Sustentável pela comunidade escolar.

PROGRAMAS DE TECNOLOGIAS SOCIAIS - Associações e coletivos de atuação social e comunitária.

PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS E ENSINO DE LÍNGUAS - Visa o desenvolvimento de projetos voltados ao ensino de línguas, priorizando os professores da educação básica e o acolhimento de estrangeiros. Entre as ações desenvolvidas, destaque deve ser dado ao planejamento linguístico e ensino de língua.

EDITAL N° 03 PROEX PIAEX 2024 - PROJETOS DE EXTENSÃO EM PROGRAMAS INSTITUCIONAIS 2024

Notícias