Coordenação geral de estágios

Paulo Bruno de Alencar Souza, Telefone: (79) 3194-6420

Lúcia Maria dos Santos Lima, Telefone:  (79) 3194-6560

E-mail: estagioufs@hotmail.com

A Coordenação Geral de Estágios é uma unidade operacional instituída a partir da Resolução nº 10/2018/CONEPE, atua no apoio a formalização do Estágio Curricular Não Obrigatório com a função de orientar Departamentos, Núcleos, alunos e instituições sobre os procedimentos adequados nas diversas situações referentes ao estágio, promover a divulgação de vagas de estágio e emprego, fomentar novos campos de estágio, receber demandas para formalização de convênios e manter cadastro das instituições concedentes de estágio atualizado no SIGAA.

Com um banco de dados de mais de 19.000 alunos efetivamente cadastrados na Plataforma de Estágios e com 2.484 instituições parceiras, a Coordenação Geral de Estágios está localizada na Pró-Reitoria de Extensão, 2º Piso do Prédio da Reitoria, com atendimento externo das 09 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Compete à Coordenação Geral de Estágios da PROEX:

1. Prestar assessoria a alunos, professores, parceiros e comunidade externa sobre os procedimentos para a formalização do estágio de acordo com a legislação Federal e Resoluções internas da UFS.
  2. Promover a divulgação de vagas de estágio e emprego em parceria com as instituições concedentes por meio do SIGAA.
  3. Prover meios para o desenvolvimento de estágio dos discentes.
  4. Proporcionar condições para atualização profissional do discente em parceria com as instituições concedentes e as respectivas unidades acadêmicas, mediante palestras, seminários e treinamentos.
  5. Gerenciar os processos de solicitação de estágio curricular não obrigatórios no SIGAA.
  6. Acompanhar, periodicamente, juntamente com os Campi, Centros, Departamentos e Núcleos, os estágios curriculares não obrigatórios em execução.
  7. Manter cadastro atualizado de todas as instituições concedentes com suas demandas e ofertas de estágio;
  8. Acompanhar e avaliar a sistemática de funcionamento do sistema de estágio junto a Superintendência de Tecnologia da Informação da UFS (STI).
  9. Participar do treinamento de pessoal quando relacionado às atividades da PROEX.

O que é Estágio?

Conforme disposto no Art. 1° da Lei 11.788/2008, estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. O estágio visa ainda ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o desenvolvimento profissional. Conforme determinação das diretrizes curriculares de cada curso e seus projetos pedagógicos pode ser obrigatório ou não obrigatório e os estudantes devem estar matriculado e com freqüência regular.

Estágio Curricular Não Obrigatório:

Em consonância com a Lei de Estágio nº 11.788, o Estágio Curricular Não Obrigatório é aquele realizado voluntariamente pelo estudante, podendo ou não gerar créditos para o seu currículo, de acordo com o que determina o projeto pedagógico do curso. É supervisionado na instituição concedente por profissional graduado na área de formação do aluno e na UFS pelo professor orientador pedagógico indicado pelo Departamento/Núcleo. Cabe a UFS avaliar por meio do Sistema SIGAA as informações registradas pelas instituições, tais como: Local do estágio; Pertinência do Plano de Atividades; Indicação do profissional recomendado para a supervisão técnica e a situação acadêmica do aluno quanto aos requisitos necessários para a realização do estágio. As orientações relativas a essa modalidade de estágio deverão ser obtidas na Pró-Reitoria de Extensão por meio da Coordenação Geral de Estágios (CGE/PROEX), telefone 3194-6420/6560.

Como proceder para se constituir a relação de Estágio?

A relação de estágio entre a UFS, a CONCEDENTE e o ALUNO, à exceção dos Agentes de Integração, poderá ser estabelecida por meio do instrumento jurídico do Termo de Compromisso de Estágio formalizado entre as partes, via SIGAA. Quando envolver o Agente de Integração, será necessária a formalização prévia do Convênio de Estágio entre o Agente Integrador e a Instituição de Ensino.

Os órgãos ou entidades podem recorrer aos serviços de agentes de integração públicos ou privados para atuarem como auxiliares no processo de aperfeiçoamento do instituto do estágio, mediante condições acordadas em instrumento jurídico apropriado, devendo ser observada, no caso de contratação com recursos públicos, a legislação que estabelece as normas gerais de licitação.

O aluno que desejar participar de qualquer uma das modalidades de estágio citadas deverá acompanhar no SIGAA/Discente as disponibilizações de vagas de estágio cadastradas pelas instituições concedentes.

ATENÇÃO: Caso a instituição CONCEDENTE faça opção pela formalização do convênio, deverá consultar o arquivo Informações sobre Convênios, disponibilizado nos formulários ao final desta página, apresentando a documentação exigida.

Proex / UFS

1. Manual de Estágio