Divisão de Estágios e Bolsas - DIEB

A Divisão de Estágios e Bolsas (DIEB), instituída a partir da Resolução nº 003/2014/CONSU, subordinada à Coordenação de Atividades de Extensão(CECAC) da Pró-Reitoria de Extensão(PROEX), é uma divisão de caráter operacional que gerencia as ações relativas à formalização das relações do Estágio Curricular Não Obrigatório no âmbito da Universidade Federal de Sergipe por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), orientando a comunidade acadêmica e a comunidade externa sobre a atual legislação de estágios e seus respectivos processos de oficialização. A DIEB também é responsável pelo gerenciamento da folha de pagamento das Bolsas de Complementação Educacional aos alunos vinculados aos diversos projetos de extensão.
Com um banco de dados de mais de 13.000 alunos efetivamente cadastrados no Módulo Estágio e com 1.030 instituições parceiras, além de mais de 850 alunos bolsistas e/ou voluntários cadastrados nos Projetos e Programas de Bolsas de Extensão, a DIEB está localizada na Pró-Reitoria de Extensão, 2º Piso do Prédio da Reitoria, com atendimento externo das 08 às 12 horas e das 14 às 18 horas.
Conforme a Resolução 03/2014/CONSU, que aprova o Regimento Interno da UFS, em seu Art. 86, compete à Divisão de Estágios e Bolsas:

  1. Orientar as Instituições envolvidas, alunos, Departamentos/Núcleos e o Colégio de Aplicação sobre os procedimentos adequados nas diversas situações relativas aos estágios, por telefone, email e atendimento externo local;
  2. Manter cadastro atualizado de todas as instituições concedentes com suas demandas e ofertas de estágio;
  3. Preparar e disponibilizar por meio do SIGAA o modelo do Termo de Compromisso para as Coordenações de Estágio de cada curso da UFS e Instituições concedentes de estágio.
  4. Avaliar no SIGAA, os processos de solicitações de estágios encaminhados pelas suas respectivas unidades concedentes, com base nas normas em vigor, nos pré-requisitos estabelecidos pelos Departamentos/Núcleos da UFS, apontando as inconsistências;
  5. Providenciar junto a Pró-Reitoria de Extensão a assinatura do Termo de Compromisso de Estágio Curricular Não Obrigatório;
  6. Acompanhar e avaliar a sistemática de funcionamento do sistema de estágio junto ao Núcleo de Tecnologia da Informação da UFS (NTI);
  7. Preparar e encaminhar a Pró-Reitoria de Administração da UFS a folha de pagamento dos bolsistas remunerados;
  8. Preparar Termo de Compromisso de Bolsista e de Aluno Voluntário para assinatura dos alunos e do Magnífico Reitor;
  9. Alimentar e encaminhar mensalmente planilha de Seguro de Acidentes Pessoais de todos os alunos bolsistas e voluntários vinculados aos projetos e programas da PROEX;
  10. Encaminhar requerimentos de estagiários e bolsistas de solicitação de certificados;
  11. Participar do treinamento de pessoal quando relacionado às atividades da PROEX.

 

O que é Estágio?
Entende-se o Estágio como ato educativo escolar supervisionado, realizado pelos estudantes de graduação em instituições públicas e privadas, Organizações Não Governamentais, Movimentos Sociais, entre outros, e que visa à preparação para o trabalho. Conforme determinação das diretrizes curriculares de cada curso e seus projetos pedagógicos pode ser obrigatório ou não obrigatório e os estudantes devem estar matriculado e com freqüência regular.

Estágio Curricular Não Obrigatório:
Em consonância com a Lei de Estágio nº 11.788, o Estágio Curricular Não Obrigatório é aquele realizado voluntariamente pelo estudante, podendo ou não gerar créditos para o seu currículo, de acordo com o que determina o projeto pedagógico do curso. É supervisionado na instituição concedente por profissional graduado na área de formação do aluno e na UFS pelo professor supervisor pedagógico indicado pelos Departamentos/Núcleos. Cabe a UFS avaliar por meio das informações registradas pelas concedentes no SIGAA o local do estágio, o Plano de Atividades, o profissional indicado para a supervisão técnica e a situação acadêmica do aluno quanto aos requisitos necessários para a realização do estágio. Na UFS o setor responsável por essa modalidade de estágio é a DIEB. Telefones: 21056420/ 21056560.

Estágio Curricular Obrigatório:
É aquele definido no referido Projeto Político Pedagógico, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma. É supervisionado através dos professores orientadores e supervisores técnicos nos locais de realização do estágio obedecendo às normas de estágio curricular específicas, conforme previsto pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e/ou pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEPE).
As orientações relativas a essa modalidade de estágio deverão ser obtidas por meio da Coordenação de Estágio de cada Departamento ou pela Pró-Reitoria de Graduação através do seu Departamento de Licenciatura e Bacharelado (DELIB), telefone 31947497.

Como proceder para se constituir a relação de Estágio?
A partir da Resolução nº 005/2010/CONEPE, a relação de estágio entre a UFS, a CONCEDENTE e o ALUNO, à exceção dos Agentes de Integração, poderá ser estabelecida apenas através do Termo de Compromisso de Estágio formalizado entre as partes, via SIGAA. Quando envolver o Agente de Integração, será necessária a formalização prévia do Convênio de Estágio entre o Agente Integrador e a Instituição de Ensino.
O aluno que desejar participar de qualquer uma das modalidades de estágio citadas deverá acompanhar no SIGAA/Discente as disponibilizações de vagas de estágio oferecidas pelas instituições.

 

ATENÇÃO: Caso a instituição CONCEDENTE faça opção pela formalização do convênio, deverá consultar o arquivo Informações sobre Convênios, disponibilizado nos formulários ao final desta página, apresentando a documentação exigida.

 

Equipe:
- Servidores:

  • Chefia: Lúcia Maria dos Santos Lima
  • Célia Maria Barreto Sobral Nunes
  • Catharine Luize de Brito Santos

 

-Terceirizados:

  • Késia Santos de Moura
  • Taís Ionara Moura Santos
  • Paulo Bruno de Alencar Souza

 

Telefone: (79) 3194-6560/6420 / Email: estagioufs@hotmail.com

 

 

Proex / UFS

Manual do aluno -

Informações sobre convênios -

Manual do concedente de estágio -

Manual do coordenador de estágio -

Manual do supervisor técnico de estágio -

Convênio estágio agente integração -

Convênio estágio instituição privada -

Convênio estágio instituição pública -

Frequência de bolsistas PROEX -

Relatório semestral de avaliação de bolsista PROEX -

Requerimento do aluno

Instituições Concedentes de Estágio

Notícias